Login

Jornal Nippo Paraná | Portal Digital | Londrina

Medalha do Mérito Sistema Confea/Crea para Tutomu Sera

Medalha do Mérito Sistema Confea/Crea para Tutomu Sera

O Sistema Confea/Crea e Mútuo prestou grandes homenagens aos eleitos por representar suas profissões e entidades com esmero ao longo de décadas de dedicação. Assim, no dia 8 de outubro, apresentou os homenageados com sua Láurea ao Mérito, que podem ser conhecidos por meio do Livro do Mérito, pelos serviços prestados pelo Sistema para o desenvolvimento do país em áreas como economia, cultura, academia, ciência, técnica, classe, política, meio ambiente, ética ou sociedade.

A inscrição no Livro do Mérito homenageia profissionais registrados no Crea que se destacaram por relevantes serviços prestados, bem como pelo desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e a qualidade de vida das pessoas. Tutomu Sera foi o único nikkei e do Paraná entre os 12 homenageados. Ele representou os homenageados, apresentando um panorama sobre a importância da área a que se dedicou em sua relação com os desafios climáticos atuais.

“Sinto-me muito honrado em receber esse reconhecimento, em um evento grandioso desse”, disse, dedicando a homenagem a seus pais e considerando que as mudanças climáticas são consequências das ações humanas, destacando a quebra do ciclo de água enfrentado atualmente pelo país. Tumoru Sera, como pesquisador, já recebeu inúmeras homenagens e, perguntado sobre qual seria a preferência entre ser cafeicultor e pesquisador, respondeu com ressalva: “Monocultura é suicídio”, explicando que também se dedica a outras atividades agrícolas. Assim como na pesquisa, participou do melhoramento genético de maracujá e acerola.

Casado com Alice, é pai de Rogério e Gustavo, caçula que segue os passos do pai e hoje é funcionário do Iapar.

 

Posts Relacionados