Login

Jornal Nippo Paraná | Portal Digital | Londrina

O Japão que Inspira

O Japão que Inspira

Tudo começou com uma provocação da professora Luzia Yamashita Deliberador ao Eduardo Tominaga, na época, coordenador da Expo Japão: realizar uma parceria com as escolas, incentivando a produção de textos sobre a irmandade Brasil-Japão. Anos mais tarde, eleito vereador, a proposta de levar a cultura japonesa e nipo-brasileira às crianças, acendeu a ideia de envolver os alunos da rede municipal. Foi aí que o projeto ressoou com força em seu coração – nasceu o Japão que inspira! Iniciado em 2018, com destaque ao tema “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, o projeto foi apresentado aos professores do 5º ano do ensino fundamental, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para atividades em sala de aula com oficinas diversas: origami (dobraduras), mangá, danças, desenho e pintura, instrumentos musicais, história, dentre muitas outras. O interesse das crianças e os resultados foram tão positivos que, de lá pra cá, a adesão das escolas cresceu e “O Japão que inspira” entra no seu 6º ano consecutivo, inspirando milhares de professores e alunos. “Preservar a cultura japonesa, promover a inclusão da criança nikkei e evitar estereótipos, manter o laço de amizade entre os países, foram quesitos que me motivaram na construção da proposta. E não há caminho melhor para manter viva a história e valorizá-la senão pela “educação”, cultivando-a por meio das novas gerações”, incentiva Tominaga.
Concurso de Redação :  As atividades em sala de aula têm como base o tema do ano. Em 2024, em comemoração aos 90 anos de Londrina, “A participação dos japoneses na construção de Londrina” tem sido trabalhada de maneira lúdica pelos palestrantes, despertando nas crianças a curiosidade e a criatividade, as quais contribuem para uma etapa importante do projeto: o concurso de redação! Por meio de uma banca avaliadora, são selecionadas as 10 redações vencedoras entre todas as escolas participantes e as premiações são feitas durante a feira Expo Japão – uma grande festa oriental, destacada como um dos principais eventos do calendário londrinense e do norte do Paraná.
Turma da Mônica : Por meio de uma parceria com a Mauricio de Souza Produções, O Japão que Inspira utiliza um vídeo exclusivo em sala de aula: “Laços de Amizade”, em que a Turma da Mônica conta a história da imigração japonesa no Brasil. “Essa parceria é muito especial e o desenho cativa os alunos. Trabalhamos, ainda, elementos culturais por meio das artes, da música, de histórias e outros recursos que podem facilitar a compreensão de comportamentos e de atitudes, buscando promover a empatia, a amizade e o senso de coletividade, tão valorizados na cultura nikkei”, explica Klissia Tiba, coordenadora do projeto.
O Japão que inspira é desenvolvido por meio de parcerias com profissionais voluntários e conta com o apoio do setor privado para a premiação das crianças. Com perspectivas de crescer ainda mais, o futuro do projeto tem sido planejado para atividades o ano todo, ao invés de somente no primeiro semestre e já vislumbra ganhar novas regiões. “Hoje, as oficinas acontecem nos primeiros meses do ano, fechando os trabalhos com o concurso de redação, na Expo Japão. No entanto, o projeto mostrou potencial para durar o ano todo e evoluir em outros formatos de concurso, além de novas parcerias com empresas e instituições privadas, governamentais em Londrina e em outras cidades”, planeja Tominaga.

Posts Relacionados