32º Imin Matsuri Festival do Imigrante Japonês
Assim como nos anos anteriores, o 32º Imin Matsuri – Festival do Imigrante Japonês, em Curitiba, foi um grande sucesso, realizado em comemoração aos 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 40 anos da Irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji. Realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Eventos Positivo-Parque Birigui, o local ficou decorado com tanabatas para a celebração do Imin-116 e da Irmandade.
Além da divulgação da cultura nipo-brasileira, o evento contou com dois dias de várias atrações culturais, estandes de produtos diversos e uma grande praça de alimentação com gastronomia japonesa e brasileira.
A 32ª edição contou com a presença do Minyo Hozonkai, grupo de música folclórica japonesa, que, além de entoar as canções tradicionais das danças de roda de Bon Odori com participação popular, também apresentou cantores com danças.
A cerimônia de abertura foi realizada às 13 horas e contou com a participação do presidente da Associação Nikkei Curitiba, Everson Takayama, diretores, do vice-governador do Paraná, Darci Pìana, do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, do deputado federal Luiz Nishimori, do vereador Nori Seto, e demais autoridades.
Foi apresentado o show do Nihon Acústico com os músicos Yuzo Akahori, no violão, Diego Zero, no piano, Edmar Wada, na bateria, e Marcos Tanaka, no baixo, com a participação dos melhores cantores de karaokê de Curitiba.
A banda Seiza, também conhecida como 6A, de rock/pop, apresentou versões de clássicos japoneses, combinando instrumentos tradicionais japoneses e elementos elétricos ocidentais.
A grande movimentação foi, sem dúvida, na praça de alimentação, com várias opções de comida japonesa, como yakisoba, sossu yakisoba, katsudon, moti, manju, dorayaki, entre outras, reunidas em um dos maiores eventos de gastronomia japonesa do Paraná.
Entre outras atrações culturais, destacaram-se: Ireisai – culto budista em memória aos imigrantes pioneiros, demonstrações de artes marciais, concurso de cosplay, apresentações de dança tradicional Nihon Buyo e de dança moderna Yosakoi Soran, e shows de Taiko. Sem dúvida, uma das maiores festividades da comunidade nipo-brasileira do sul do Estado, divulgando a cultura nipo-brasileira.