90 Anos da Seção Palmital em Assaí
Uma das Seções mais antigas do município de Assaí, a Seção Palmital, comemorou os 90 anos de fundação, no domingo, dia 4 de agosto, sob a presença de Dirigentes, moradores da secção e convidados.
Entre os convidados, o Dr. Fernando Eizo Ono, ex-primeiro Ministro Nikkei do TST – Tribunal Superior do Trabalho, nascido naquela Seção. O Presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Eduardo Suzuki e esposa, o Vice-Presidente da mesma instituição instituição, advogado Yoshinori Fucuda e esposa, o Deputado Federal Luiz Nishimori, a presidente da Câmara Municipa de Assaíl, Leni de Oliveira e seus pares, Vereadores Paulo Cesar Tamura e Neuza Costa. Presidente da Cooperativa Integrada, Jorge Hashimoto e esposa, acompanhado do Gerente local, Amauri Orlando e esposa; Presidente da LACA, Norio Shimada e Presidente da SAMA, Pedro Massao Fujii e esposa.
A Secção Palmital que atualmente conta com apenas 24 famílias associadas é presidida pelo rotaryano Júlio Akira Koyama que, juntamente com o Presidente da Comissão do Festejo, Takeo Tsumanuma, ex-Presidente da LACA e campeão mundial de atletismo, em 2018, na Nova Zelândia, realizaram uma festa belíssima, com a inauguração de Torii (Portal em estilo japonês, de 5 metros de altura, confeccionado em ferro), seguida de culto ecumênico, comandado pela monja, professora Sayuri Sakane, da igreja budista de Apucarana e filha de uma assaiense; homenagem às duas senhoras idosas: Shigueko Akagui, de 97 anos e Kinuko Yorinori, de 95 anos; e, na segunda fase, com o almoço de confraternização na sede social da SAMA – Sociedade dos Amigos de Assaí.
Na ocasião, discursaram o Presidente da Seção, Júlio Akira Koyama; Presidente da comissão de festejo, Takeo Tsumanuma; ex-Ministro do TST, Dr. Fernando Eizo Ono; Representante da Seção, Fernandes Atsushi Koguishi; Presidente da Aliança Cultural, Eduardo Suzuki; Presidente da LACA, Norio Shimada. Todos, de um modo geral, enaltecendo o pioneirismo dos japoneses e seus descendentes pela colaboração no desenvolvimento da Seção e do município.
Foi inaugurada a placa de homenagem aos pioneiros, descerradas pelos netos dos pioneiros da Seção Palmital, Hugo Yamaoka e Walter Yamaoka. A placa foi entalhado em madeira de peroba, reaproveitamento de uma carteira escolar, idealizado por Cláudio Masahiro Koguishi. A festividade foi coordenada por Lidiane Yumi Koguishi e Luiz Takumi Shigueoka, que atuaram no protocolo.