32º Sushi Matsuri de Castro
Um dos grandes eventos da Associação Cultural e Esportiva de Castro, hoje presidida por André Takeshi Okubo, sem dúvida, é o Sushi Matsuri, um jantar com os melhores sushis preparados por pessoas competentes. A 32ª edição foi realizada no dia 25 de maio e atraiu cerca de 200 entusiastas da cultura japonesa e amantes da culinária oriental. O salão da ACEC se transformou em um verdadeiro festival japonês, repleto de luzes coloridas e decoração temática. Os visitantes puderam desfrutar de uma vasta variedade de sushis e outros pratos tradicionais, preparados pelos associados.
As senhoras do fujinkai se encarregaram dos pratos elaborados na cozinha, e os homens cuidaram de todo os preparativos para o sashimi. E os jovens das demais gerações ajudaram em todo o processo, se preparando para a sucessão, desde o preparo dos ingredientes até as etapas finais. Além das delícias gastronômicas, o público teve a oportunidade de assistir a apresentações culturais, do grupo de taikô Kokorozashi; O presidente da associação, André Takeshi Okubo fez a abertura do evento agradecendo a todos pela presença, destacou os desafios de se realizar um evento desse porte mantendo o zelo pela qualidade e boa apresentação dos pratos servidos, agradecendo o empenho dos associados que se dedicam para que tudo ocorra bem, e aos patrocinadores dos eventos, empresas e empresários locais que contribuem para que o evento sempre busque a melhoria contínua.
Na sequência, foi feita uma pequena homenagem a Chuniti Kawamura, fotógrafo da comunidade nikei, que nos deixou no dia 1º de abril por conta de um acidente nas estradas. Foram expostas nas paredes próximos às mesas do buffet, uma seleção de fotos de alguns eventos da ACEC que o Chuniti fez ao longo dos anos. “O sr. Chuniti sempre esteve presente em todos os eventos da nossa associação, assim como em praticamente todas as comunidades nipônicas que ele tinha acesso no Paraná e Santa Catarina, era uma pessoa muito querida e bondosa. Sempre com um sorriso no rosto, registrava a alegria das pessoas nos matsuris e outros eventos. Gostava de conversar com todos, nos dando ideias, trazendo novidades de outros lugares e sempre nos incentivando a tentar coisas novas”, comentou Alvaro Yamamoto, atual vice-presidente da associação e cerimonial do palco. O grande destaque da noite foi a mesa de sashimis, preparada e decorada para os convidados se servirem à vontade. A decoração, além das variedades de peixes como o salmão, atum, peixes “brancos” e polvo, contou com floreios feito com os sashimis e cortes de verduras, e o principal ornamento são o tradicional polvo pescador, a garça e as tartarugas feitos com legumes.
Após o jantar, o monge Akiyoshi Oeda do templo Jodoshu Nippakuji de Curitiba falou sobre a situação do Rio Grande do Sul, e o sofrimento, com as chuvas e inundaçõe, explicando brevemente sobre a visão do budismo nessas situações, sobre a impermanência das situações e efemeridade da vida, e realizou uma oração em prol do povo gaucho, agradecendo e pedindo a todos continuarem exercendo a bondade de ajudar o próximo.
Na sequência foi realizado o show de prêmios com as contribuições das empresas patrocinadoras e diversos convidados sairam com grandes prêmios, finalizando a noite de muitas lembranças de um jantar em família e amigos. O Sushi Matsuri da ACEC não apenas destacou a importância da preservação e divulgação da cultura japonesa, mas também promoveu a integração e o fortalecimento da comunidade local. Mais fotos do evento podem ser vistas no Instagran @acec_castro e facebook www.facebook.com/acec.castro.